Conclusão ao juiz o que significa

Conclusão ao juiz o que significa
Todos buscam realizar o acompanhamento do seu processo trabalhista acessando o andamento do processo on line.
No entanto, se deparam com nomenclaturas jurídicas de difícil compreensão para leigos.
Umas destas nomenclaturas ou expressões é o famoso “autos conclusos” ou “Conclusão ao juiz”.
Certa vez minha prima me pediu para ajudá-la no acompanhamento do seu processo. Todas as vezes que tinha algum movimento no processo ela me ligava para saber do que se tratava.
Certa vez ela me ligou toda eufórica dizendo que seu processo tinha terminado e queria saber se tinha ganho a causa ou não, visto que no andamento do processo aparecia o termo “conclusão”.
A palavra conclusão, neste caso, não está relacionada com a palavra “concluir”, mas sim com a palavra concluso.
Conclusão ao JuizNo âmbito jurídico, autos conclusos significa que o processo foi entregue ao Juiz para despachar ou sentenciar.
Quando no andamento do processo aparece a expressão “autos conclusos” para despachar significa que os autos (processo) foram entregues para Juiz decidir questões intercorrentes. Por exemplo para Juiz decidir sobre algum pedido das partes ou para dar andamento no processo para uma outra fase no processo.
Por sua vez, quando no andamento do processo aparece a expressão “autos conclusos” para sentença significa que os autos (processo) foram entregues para Juiz para proferir uma sentença.
A sentença é decisão terminativa, ou seja, neste caso é para o Juiz decidir se você ganhou ou não a causa.
adjetivo – Que chegou ao fim; concluído ou terminado.[Jurídico] Diz-se do processo que foi enviado ao juiz para atribuição de sentença e/ou despacho.
Etimologia (origem da palavra concluso). Do latim conclusus.a.um.
Conclusão ao juiz o que significa